
O SAMBA DA MINHA TERRA
Título: Samba da Minha Terra
Autor: João Quero
Orientador: Salomon Cytrynowicz
O site “Samba da Minha Terra” é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O trabalho consiste em um registro jornalístico sobre os Projetos de Samba em São Paulo, visando responder as seguintes questões:
- Qual contexto eles foram criados.
- Qual a função social dos Projetos de Samba.
- Como eles dialogam e mobilizam as comunidades em que estão inseridos.
Para tanto, quatro rodas foram escolhidas como exemplo: Samba da Vela, Samba da Laje, Buraco do Sapo e o Pagode da 27.
Além delas, o Mutirão do Samba, considerados por muitos como o primeiro Projeto de Samba de São Paulo, também foi abordado.
Um breve relato histórico, sobre o samba na capital Paulista - desde a chegada dos escravos das lavouras cafeeiras, no início do século XX, ao surgimento do pagode melódico, nos anos 80/90 - faz parte da contextualização do trabalho.
O site tem a pretensão de, no futuro, abordar outras rodas de São Paulo, servindo como um almanaque dos Projetos de Samba da cidade.
A aba "SambaSP" é uma sessão interativa, com fotos de outras rodas enviadas pelos leitores. Ela foi criada para facilitar a divulgação de novos projetos dedicados ao rítmo.
Forma
A ideia inicial era fazer um Foto-Livro sobre o tema. No entanto, por conta do apelo musical e a possibilidade que a plataforma virtual oferece, foi escolhido o meio online para a publicação.
No formato atual, a fotografia continua sendo o carro-chefe do registro, acompanhada por relatos, texto-serviço, vídeo e o áudio das rodas de samba.
Nome
O nome "Samba da Minha Terra" faz referência ao clássico composto por Dorival Caymmi em 1957.
Conclusões
-Os Projetos de Samba não têm a pretensão de resgatar o chamado samba autêntico, ou samba raiz. Eles buscam recriar o ambiente do compositor, incentivando a produção autoral das músicas.
-Apesar de existir um “Samba Paulista”, os Projetos não se baseiam nesse modelo musical –marcado pelo bumbo. No decorrer da história, o samba feito em São Paulo passou por diversas transformações, perdendo a característica regional e se aproximando do samba criado no Rio de Janeiro – que foi difundido em todo o Brasil.
-A origem dos Projetos é uma forma de reação ao modelo imposto pela indústria fonográfica . O espaço sem fins lucrativos em que estão inseridos garante que os músicos tenham a liberdade de criar sem se basear no que é tendência ou comercial.
-A maioria dos Projetos é frequentado por moradores e vizinhos da região em que estão. O Samba da vela, no entanto, reúne pessoas de diversas partes da cidade.